Foto: Vinicius Machado (Diário)
A Brigada Militar foi acionada nesta terça-feira (15) devido à ocupação da área do Centro de Pesquisas da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), no distrito de Boca do Monte, em Santa Maria. De acordo com a BM, cerca de 30 indígenas estão no local desde as 11h. O grupo, que seria formada por famílias de caingangues, reivindicaria a área para moradia.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A polícia acompanha a situação, que segue em processo de negociação.
Até o momento, "não há registro de confrontos ou maiores detalhes sobre as reivindicações dos indígenas", informa a Brigada.
Escola teve aulas suspensas
A prefeitura de Santa Maria informou que a Guarda Municipal se deslocou até o local e realizou a retirada de 80 crianças e 12 funcionários da Escola Municipal Boca do Monte, que funciona dentro da área da Fepagro. Todos estão em segurança. A situação segue sob acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio da subprefeitura de Boca do Monte, e pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
O Grupo Diário acompanha as negociações entre as autoridades e um advogado dos indígenas, que ocorrem dentro do Centro de Pesquisas. A repórter Maria Júlia Corrêa, que está no local, informa que o ambiente é tranquilo neste momento. A imprensa não foi autorizada a ingressar no centro de pesquisas.
*Matéria em atualização